O Oscar 2021 já está chegando e mesmo em meio à pandemia, a expectativa sobre quem levará as estatuetas para casa segue a todo vapor. Neste ano, a cerimônia será realizada em Los Angeles, com transmissão para quem quiser acompanhar de casa. Mas quais são as apostas mais quentes?

Como sempre, as categorias principais são as que geram mais expectativas. Na categoria de Melhor Filme, o favorito é Nomadland, dirigido por Chloe Zhao. O filme, que já ganhou o Leão de Ouro em Veneza, conta a história de uma mulher que decide viver como nômade após perder tudo. Outros filmes que podem surpreender na categoria são O Som do Silêncio, Os 7 de Chicago e Minari.

Na categoria de Melhor Diretor, Chloe Zhao é a favorita novamente, seguida por David Fincher, pelo filme Mank. Ambos já ganharam prêmios importantes por seus trabalhos. Na categoria de Melhor Ator, o favorito é Chadwick Boseman, pelo filme A Voz Suprema do Blues. Boseman, que faleceu em 2020, já ganhou diversos prêmios póstumos e é tido como o grande favorito da noite. Anthony Hopkins, por Meu Pai, é outro nome forte na categoria.

Na categoria de Melhor Atriz, o nome mais cotado é o de Carey Mulligan, pelo filme Bela Vingança. Mulligan vem recebendo muitos elogios por sua atuação no filme e já ganhou alguns prêmios importantes por isso. Outro nome forte na categoria é o de Viola Davis, por A Voz Suprema do Blues, que já ganhou o Oscar em 2017 por Um Limite Entre Nós.

Nas categorias técnicas, Mank é o grande favorito, com indicações em várias delas, como Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. A cerimônia também terá a presença de um indicado póstumo, já que o ator Chadwick Boseman está concorrendo na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por seu trabalho em A Voz Suprema do Blues.

Este ano, por conta da pandemia, a cerimônia será diferente do que estamos acostumados. Não haverá tapete vermelho, a presença de convidados será reduzida e os artistas deverão seguir todas as regras sanitárias. Mas isso não diminui a expectativa e os palpites sobre quem levará as estatuetas.

Além dos favoritos, sempre há espaço para surpresas e reviravoltas nas premiações do Oscar. Por isso, é bom ficar atento a nomes como Delroy Lindo, por Destacamento Blood, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, ou a atriz Yuh-Jung Youn, por Minari, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

O Oscar 2021 promete ser uma cerimônia diferente, mas nem por isso menos emocionante. Com tantos filmes de qualidade e atuações marcantes, ainda é difícil prever quem serão os grandes vencedores da noite. O jeito é esperar até o dia da cerimônia e torcer pelos nossos favoritos.